ESCOLA DE DRAGS
Muito além de maquiagem, cabelo ou dominar o salto alto, a arte drag é, historicamente, um ato político por respeito, representatividade e reconhecimento dos direitos dos LGBTQIAPN+. Sem sair do papel ativista, as drag queens têm invadido a cultura pop mundial nos últimos anos, movimento muito impulsionado pelo sucesso de realitys shows de TV e streaming, capitaneados pelo programa RuPaul’s Drags Race, e, nacionalmente, por artistas do mainstream como Pabllo Vittar e Glória Groove.
A “Escola de Drags - Ano II” foi realizada em parceria com as drag queens baianas Aimée Lumiére e Spadina Banks, e rememora a experiência iniciada em 2016, que aconteceu na execução do projeto Beco Ocupado, realizado pelo coletivo Teatro da Queda, que durante quatro meses, a “Escola de Drags” ocupou o Beco dos Artistas, no centro da cidade, e foi parte fundamental da criação das personagens do espetáculo Rebola, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro 2016 nas categorias Melhor Espetáculo Adulto e Texto. Na segunda edição, foram realizados seis módulos, desenvolvidos em dois meses de aulas, de forma remota, via plataforma Zoom, trazendo além de formação artística,atividades que trabalharam também a formação teórica e política, passando pela história da arte drag e sua importância no cenário político LGBT mundial, e chamando atenção também para o fomento do empreendedorismo dessas artistas nas áreas de entretenimento e arte.